terça-feira, 26 de outubro de 2010

"Massa encefálica": Dieta pobre em carboidrato pode causar problemas de aprendizagem

Quem reduz drasticamente os carboidratos das refeições tem prejuízo das funções cognitivas. E os efeitos já são sentidos depois de uma semana nesse tipo de dieta, segundo artigo publicado na revista Appetite por psicólogos da Universidade Tufts em Sommerville, Estados Unidos. Participaram da pesquisa 19 mulheres, das quais nove optaram por um regime pobre em carboidratos, e as demais, por uma dieta de restrição calórica - mas em que esse nutriente foi mantido. Todas passaram por vários testes de memória (curto e longo prazo, visual e espacial). Embora a amostra seja pequena, os resultados foram muito evidentes, particularmernte nas tarefas mais difíceis, afirmam os autores, que esclarecem ainda que esses déficits cognitivos são revertidos com a reintrodução dos carboidratos nas refeições.

Cada vez mais uma dieta balanceada em todos os nutrientes da pirâmide alimentar (imagem abaixo) auxiliada por uma vida ativa e uma noite de qualidade parecem as melhores formas para manter-se saudável, física e mentalmente.



A comprovação científica de que cortar os carboidratos afeta o processo cognitivo valida ainda mais o conhecido gráfico acima. Cortar os carboidratos é cortar a base, o sustentáculo de nosso organismo.

Manter uma dieta variada e equilibrada auxilia no processo cognitivo, como manter atividades variadas e um estilo de vida que prime pelo equilíbrio entre corpo, mente, espírito e emoções. Um bom equilíbrio nessas quatro esferas tende a ampliar a rapidez de raciocínio e a percepção tanto de conteúdos específicos como de aspectos contextuais. Todos os aspectos necessários (além do conhecimento do conteúdo da prova) para ser bem sucedido em uma prova, teste ou concurso.

Renato Kress
Diretor do Instituto ATENA
www.institutoatena.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário